MINUTOS DE LEITURA
5 dicas para manter a saúde mental em dia
Você já parou para pensar como anda sua saúde mental? Esse é o tipo de pergunta que muitas pessoas não saberiam responder por deixarem o assunto de lado.
Cansaço excessivo, insônia, alteração no apetite e no humor, irritabilidade e tristeza profunda podem ser sinais de que algo não está certo com a sua saúde mental.
Com a Pandemia do Covid-19 e o isolamento forçado, muitos foram aqueles que voltaram o olhar para a questão da saúde mental, buscando maneiras de alinhar questões emocionais, qualidade de vida e bem-estar.
Neste artigo mostraremos a você como cuidar da saúde da sua mente pode ser mais tangível e possível do que se pensa.
Com estas 5 dicas que podem ser incluídas em sua rotina diária e trazerem inúmeros benefícios para sua vida.
Faça uma boa leitura e conheça mais sobre o assunto!
O que é saúde mental?
Segundo os especialistas, o termo saúde mental é utilizado para definir tudo o que envolve o bem-estar psicológico, podendo afetar as mais diversas ações no dia a dia.
Uma boa qualidade de vida está relacionada ao equilíbrio entre a saúde mental e física, tendo ambas fortes ligações com hábitos saudáveis, práticas de exercícios físicos, boa alimentação, autocuidado e uma rede especializada de apoio.
Dentre os principais problemas ligados a uma carência de cuidado com a saúde, estão a ansiedade e a depressão, tendo, segundo o último relatório científico da Organização Mundial da Saúde (OMS), um aumento considerável de 25% de casos ainda no primeiro ano da pandemia.
Dicas para manter a saúde mental sempre em dia
Saber como alinhar a correria do dia a dia com práticas que trazem benefícios para nosso corpo e mente deve se tornar um hábito.
Convidamos você a dar o primeiro passo para ter uma mente saudável.
Confira 5 dicas para te auxiliar neste processo.
1. Alimentação saudável
Ter um cardápio equilibrado e rico em variedade de alimentos saudáveis pode fornecer os nutrientes necessários para a sensação de bem-estar, mantendo os níveis de energia adequados ao longo do dia.
Isso porque uma alimentação saudável, em conjunto com uma hidratação adequada, contribui para o bom funcionamento do organismo e das funções cerebrais.
Uma boa alimentação promove melhorias na cognição, memória e na produção de hormônios relacionados ao humor e ao sono.
2. Exercícios físicos
Além dos benefícios para o corpo, a prática de exercícios físicos está ligada com a saúde da mente, sendo um dos principais hábitos para prevenir as mais variadas doenças psiquiátricas.
Incluir alongamentos, caminhadas ou práticas esportivas em sua rotina, pode contribuir para minimizar transtornos e problemas relacionados a questões emocionais e psicológicas.
3. Qualidade do sono
Um bom período de descanso está ligado a ter seguidas horas de sono sem interrupções ou privações, garantindo a sensação de energia recarregada.
Confira os benefícios de uma noite bem dormida:
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Redução do estresse;
- Melhorias na concentração;
- Menor frequência de doenças.
A falta de um sono de qualidade pode atrapalhar diretamente o funcionamento do seu organismo, aumentando as chances de desenvolver doenças.
4. Pratique o autocuidado
Separar um momento da semana para fazer o que você realmente gosta, como praticar atividades ao ar livre, sair ou meditar, pode trazer um estado de relaxamento da mente.
Dedicar um tempo para o autocuidado se torna fundamental para melhorar a saúde física e mental, criando uma rotina saudável.
Conheça os principais benefícios do autocuidado:
- Diminuição da ansiedade e estresses cotidianos;
- Melhorias quanto a autoestima (olhar mais positivo sobre si);
- Equilíbrio emocional;
- Reconhecimento de mudanças quanto ao corpo e a mente.
Voltar o olhar para si impacta positivamente na qualidade de vida e na identificação de problemas relacionados à saúde.
5. Saiba a hora de pedir ajuda
Reconhecer uma dificuldade e saber a hora de buscar ajuda, são passos importantes, principalmente quando se trata de saúde física e mental.
Ter ao seu lado uma rede de saúde especializada e com acompanhamento profissional de qualidade, torna-se a solução ideal para identificar a causa de possíveis problemas e prontamente tratá-los.
Coloque sua saúde em primeiro plano
Agora que você sabe a importância do cuidado com a saúde mental e reconhece alguns dos sinais de alerta que o seu corpo pode dar, coloque em prática esse conhecimento e melhore a qualidade de vida.