MINUTOS DE LEITURA
Mitos e verdades sobre a amamentação
Os primeiros meses sendo mãe podem ser um verdadeiro desafio para as mulheres, não é? Principalmente quando falamos da amamentação.
A maternidade torna-se um momento especial para a mulher, sendo necessário filtrar informações que possam ajudar a mãe nessa etapa.
Venha conosco mamãe, consulte estas dicas de ouro e faça do período da amamentação um momento fantástico.
Tenha uma boa leitura!
Conexão entre mãe e bebê
Da gestação, passando pelo pré-natal, até o primeiro contato com o recém-nascido, toda mãe se preocupa com algumas situações que serão encontradas, sendo a fase da amamentação uma das principais dúvidas.
Considerado o momento de maior aproximação entre mãe e bebê, essa ação gera inúmeros benefícios físicos e psicológicos para ambos..
A mulher e a criança passam por um período inicial de adaptação trazendo, além de grandes desafios, muitos aprendizados e alegrias.
Por isso, precisa haver muito cuidado, pois o universo da maternidade é carregado de falsos conselhos, principalmente quando falamos de amamentação.
Conheça a importância da amamentação
Considerado o alimento mais completo para o bebê, o leite materno é uma rica fonte de nutrientes e pode reduzir as chances de doenças, como obesidade e hipertensão.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, é fundamental que o bebê seja amamentado exclusivamente pelo leite materno até os seis meses de vida.
De acordo com a OMS, apenas 39% dos bebês brasileiros são amamentados até os cinco primeiros meses de vida, colocando o nosso país na frente da Argentina (33%) e atrás da Bolívia (64%).
Mesmo com tantas incertezas e dúvidas, o aleitamento materno garantirá o sustento ideal para a vida do seu filho, primordialmente nos primeiros anos de vida.
Mãe, você sabe diferenciar o que é mito e verdade sobre a amamentação?
Confira abaixo neste material explicativo.
Mitos e verdades sobre a amamentação
Nesse momento é fundamental saber filtrar palpites e se concentrar em orientações especializadas. Conselhos são bons, mas saiba que o que funciona para uma mãe não necessariamente funcionará para todas. Cada bebê tem seu tempo.
Evite erros. Conheça alguns mitos e verdade sobre a amamentação.
A alimentação da mãe interfere no leite? Verdade!
É fundamental que a mulher ingira a quantidade ideal de nutrientes, isso fará bem para você e principalmente para seu bebê.
Busque a ajuda de uma nutricionista ou pediatra para te orientar nessa fase, assim você mantém uma alimentação saudável e que reflete na saúde da criança.
Existe leite fraco? Mito!
A maioria das mulheres é capaz de produzir quantidade suficiente e adequada de leite para que seu bebê cresça saudável e se desenvolva de maneira sadia. Portanto, dificilmente o seu leite será fraco ou insuficiente para a criança.
O bebê precisa de horários fixos para mamar? Mito!
É normal nos primeiros meses de vida que o bebê mame com maior frequência e sem horários regulares. Amamentar a criança sempre que ela sentir fome fará com o tempo que as mamadas se tornem mais espaçadas.
Amamentar pode proteger meu filho? Verdade!
Além de diminuir a chance de diversas infecções (respiratórias, digestivas, dentre outras), manter o bebê amamentado pode:
- fortalece o sistema imunológico do recém nascido;
- desenvolve o sistema nervoso e protege o coração;
- melhorar seu equilíbrio emocional;
- aperfeiçoar o desenvolvimento neuromotor;
- e serve como exercício de desenvolvimento de fala
- entre outros benefícios essenciais.
Já para a mãe, a amamentação:
- reduz o sangramento pós-parto;
- diminui as chances de doenças como câncer de mama, ovário e anemia;
- previne contra doenças cardiovasculares;
- auxilia na perda de peso (cerca de 640 calorias);
- entre outros.
Meu bebê quer mamar toda hora, meu leite é insuficiente? Mito!
A criança chorar após a mamada não significa que seu leite é fraco ou insuficiente. A digestão do leite materno é rápida, sendo digerida com muito mais rapidez do que o leite da vaca, por exemplo.
Mesmo após mamar o bebê pode chorar de fome? Mito!
O leite materno tem mais de 250 substâncias bioativas, além de proteínas, vitaminas e outros tantos nutrientes, sendo a fonte ideal para o bebê.
O choro pode ser decorrência de outras coisas, não necessariamente fome. Fralda molhada, frio, cólicas ou a própria roupinha podem causar esse desconforto.
O leite materno pode mudar de cor? Verdade!
Sim, a tonalidade presente no leite materno pode variar no decorrer da amamentação.
No início da mamada, por exemplo, o leite possui um tom esbranquiçado semelhante a água de coco, isso se dá pela forte concentração de proteínas. Essa cor, ao final, se torna mais amarelada, causada pela concentração de gorduras.
Por isso, é importante buscar conhecimento especializado, para que você possa aproveitar essa fase com seu bebê de forma mais tranquila e segura.
A Unimed está ao seu lado em todas etapas da vida
Agora que você já conhece alguns mitos e verdades sobre a amamentação, separamos 3 dicas úteis para te ajudar nesse momento tão especial. Confira:
- Tenha um ambiente tranquilo para amamentar: opte por um local seguro e que garanta conforto para você e seu bebê. Pense em uma postura confortável e que não comprometa sua coluna ao pegar a criança;
- Escolha a melhor posição para amamentar: escolha uma posição que ambos se sintam confortáveis. O ideal é que a mulher pense na ergonomia e apoio das costas/corpo, isso pode evitar o cansaço extremo.
- Ajude o bebê a pegar corretamente a mama: a criança precisa estar com os lábios para fora (“boca de peixinho”) e não te machucar ao mamar. Caso contrário, recomece a posição.
Tenha ao seu lado e do seu bebê a proteção da maior cooperativa médica do mundo. Conheça a Unimed e garanta saúde em todas as etapas da vida.